Você conhece o mais completo site brasileiro especializado em "causa mortis" de personalidades famosas e históricas? www.MORTENAHISTORIA.blogspot.com

CORPO DE MAO TSÉ-TUNG SENDO VELADO

CORPO DE MAO TSÉ-TUNG SENDO VELADO 

DATA DA FOTO: 1976. 
FOTÓGRAFO: Desconhecido. 
LOCAL: Pequim, China. 
FONTE: www.acervo.oglobo.globo.com 

A morte do líder da Revolução Chinesa, Mao Tsé-tung, em 9 de setembro de 1976, marcou o início de uma luta interna pelo poder no Partido Comunista, com a viúva Jiang Qing integrando a ala reacionária liderada pelo chamado Bando dos Quatro (formado ainda por Zhang Chunquiao, Yao Wenyuan e Wang Hongwen) e a ala reformista sob o comando de Deng Xiaoping. Apenas um mês depois da morte de Mao, em 6 de outubro, a situação pendeu para o lado dos reformistas quando o novo líder, Hua Guofeng, expulsou os quatro do Partido Comunista e mandou prender o grupo, reabilitando Deng, removido de seu posto meses antes. 

Na imagem acima, o corpo de Mao Tsé-Tung é velado no Grande Salão do Povo, em Pequim. Ele morreu de insuficiência respiratória causada por uma esclerose lateral amiotrófica, conhecida como Doença de Lou Gehrig, que paralisa gradualmente os músculos do corpo até causar a morte por falência respiratória.

Nenhum comentário: