Você conhece o mais completo site brasileiro especializado em "causa mortis" de personalidades famosas e históricas? www.MORTENAHISTORIA.blogspot.com

DANTE E VIRGÍLIO NO INFERNO

DANTE E VIRGÍLIO NO INFERNO 

AUTOR: William-Adolphe Bougyereau
DATA: 1850
GÊNERO: Academicismo*.
TÉCNICA: Óleo sobre tela.
LOCALIZAÇÃO: Museu de Orsay, Paris (França)
FONTE: www.wikipedia.com

Dante e Virgílio no Inferno é um quadro do pintor academicista William-Adolphe Bouguereau, que foi realizado em 1850 e que se encontra no Museu de Orsay em Paris, França. O pintor usa um episódio da Divina Comédia, de Dante, que descreve a entrada de Virgílio e de Dante no oitavo círculo do inferno, onde encontram-se os falsificadores. Lá eles assistem a uma luta entre duas almas condenadas: Capocchio, um herege alquimista, é atacado e mordido no pescoço por Gianni Schicchi, personagem real que viveu no século XIII em Florença e que tinha usurpado a identidade de um homem morto, a fim de reivindicar sua herança de forma fraudulenta e enviado por isso ao inferno. Bouguereau usou a Divina Comédia como fonte de inspiração em outra de suas obras, Alma conduzida ao Paraíso pelos anjos. 

* Academicismo, termo que, na arte, se refere à pintura, escultura ou construção criadas segundo normas de uma academia. Em geral, as academias são as instituições que conferem caráter oficial aos princípios estilísticos de um determinado período.

Nenhum comentário: