Você conhece o mais completo site brasileiro especializado em "causa mortis" de personalidades famosas e históricas? www.MORTENAHISTORIA.blogspot.com

O PORTA-AVIÕES USS SARATOGA (CV-3) NO FUNDO DO MAR

O PORTA-AVIÕES USS SARATOGA (CV-3) NO FUNDO DO MAR 

DATA DA FOTO: Desconhecido (depois de 1946)
FOTÓGRAFO: Desconhecido. 
LOCAL: Ilhas Marshall, Oceano Pacífico. 
FONTE: www.gettyimages.pt / www.wikipedia.com 

O USS Saratoga (CV-3) é um porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos da América, pertencente a Classe Lexington. Foi utilizado em 1946 para o teste na Operação Crossroads. O USS Saratoga foi lançado em 7 de abril de 1925. tinha 270,7m de comprimento e uma capacidade de tripulação de 2791 pessoas, incluindo pessoal de voo em 1942. No Teste Nuclear de Crossroads o Saratoga afundou. 

A Operação Crossroads foi uma série de dois testes nucleares, um atmosférico e outro aquatico, realizados pelos Estados Unidos no verão de 1946. A série consistiu em duas detonações, cada uma com uma potência de 21 quilotons. O teste chamado Able detonou a uma altura de 158 metros a 1 de julho de 1946. O teste chamado Baker foi realizado a 27 metros abaixo da superfície do mar a 25 de julho de 1946. Estes testes foram a quarta e quinta detonação nuclear, após o teste Trinity e os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki. Foram os primeiros testes levados a cabo nas ilhas Marshall, e também as primeiras a ser publicamente anunciadas antes inclusive de sua conclusão. Um terceiro teste, chamada Charlie foi anulado devido à elevada contaminação radioativa produzida pelo teste Baker. Como parte de um total superior a 90 de "navios alvo", participaram o encouraçado japonês Nagato, o cruzador alemão Prinz Eugen, e o porta-aviões estadounidense USS Saratoga (CV-3). Os testes tiveram como objetivo testar os danos navios atingidos por detonações nucleares. 

A cena da explosão foi utilizada no desenho Bob Esponja, no episódio Morrendo por uma torta, onde na cena em que Bob deixa cair a torta explosiva cair em Lula Molusco, ela imediatamente explode, cortando a cena para a explosão nuclear. Depois, a cena volta para a Fenda do Biquíni, agora totalmente destruída, e com o Lula Molusco sussurrando: "Não acredito!. Mergulhador na Ponte de porta-aviões USS Saratoga".



 USS Saratoga



Nenhum comentário: