Você conhece o mais completo site brasileiro especializado em "causa mortis" de personalidades famosas e históricas? www.MORTENAHISTORIA.blogspot.com

O CANGACEIRO CORISCO

O CANGACEIRO CORISCO 

DATA DA FOTO: 1936 
FOTÓGRAFO: Benjamin Abrahão 
LOCAL: Desconhecido. 
FONTE: Dicionário Biográfico do Cangaço & Jagunços (Renato Luís Bandeira), 2014. 

Corisco foi um cangaceiro perverso e desalmado que pertenceu ao bando de Lampião e depois chefe de um subgrupo. nasceu em 10 de agosto de 1907, na Serra da Jurema, Alagoas. 

Foi batizado com o nome de Cristino Gomes da Silva Cleto e era chamado no cangaço de "Corisco" ou "Diabo Loiro". Quando Lampião e Maria bonita foram mortos pela polícia, Corisco não estava presente. 

Em 1927, raptou da casa dos pais, a jovem Sérgia da Silva Chagas, com apenas 13 anos de idade, que virou cangaceira e sua companheira: passou a ser chamada de "Dadá" ou "Sussuarana". 

Corisco morreu em 1940. estava escondido em a Fazenda Pulgas (Barra do Mendes-BA), com Dadá quando foi surpreendido pela volante de Zé Rufino. Foi baleado nas costas e os abriram um buraco em sua barriga, por onde saíram suas vísceras. Ele foi socorrido de caminhão para a cidade de Miguel Calmon mas não resistiu. Dadá tomou um tiro no pé, fez 5 cirurgias e faleceu em 1994. Corisco morreu com 32 anos de idade.

Nenhum comentário: