Você conhece o mais completo site brasileiro especializado em "causa mortis" de personalidades famosas e históricas? www.MORTENAHISTORIA.blogspot.com

LILI ELBE: PRIMEIRA TRANSEXUAL A MUDAR DE SEXO

LILI ELBE: PRIMEIRA TRANSEXUAL A MUDAR DE SEXO
 
DATA DA FOTO: 1926
FOTÓGRAFO: Desconhecido.
LOCAL: Paris, França,
FONTE: www.wikipedia.com / www.brasil.elpais.com

 
Essa é Lili Elbe, nascida Einar Mogens Wegener, era uma artista de sucesso conhecida com esse nome. É conhecida por ser provavelmente a primeira mulher transexual a submeter-se a uma cirurgia genital. Nasceu na Dinamarca em 1882 e faleceu na Alemanha em 1932.
 
Primeiro se submeteu a uma castração cirúrgica sob a supervisão de Magnus Hirchsfeld, o famoso médico alemão que fundou a primeira associação de defesa de homossexuais e transexuais, e depois passou por várias operações nas mãos de Kurt Warnekros, o cirurgião de Dresden a quem Elbe se referia como seu criador e salvador. 

Em 1933, Warnekros planejava completar o processo implantando em Elbe um útero e criando uma vagina artificial, mas Elbe não resistiu à cirurgia e morreu dias antes de completar 50 anos.

Elbe era intersexual, e tinha características tanto masculinas como femininas. Chegou a ser casada com outra mulher, Gerda Wegener, uma pintora dinamarquesa.

 

Nenhum comentário: