Você conhece o mais completo site brasileiro especializado em "causa mortis" de personalidades famosas e históricas? www.MORTENAHISTORIA.blogspot.com

CANGACEIROS ZÉ SERENO, AZULÃO, MORENO E CANÁRIO

CANGACEIROS ZÉ SERENO, AZULÃO, MORENO E CANÁRIO

DATA DA FOTO: 1936
FOTÓGRAFO: Benjamin Abrahão
LOCAL: Desconhecido. 
FONTE: Dicionário Biográfico do Cangaço & Jagunços (Renato Luís Bandeira), 2014.
 
Na imagem acima, aparece, os cangaceiros, da esquerda para a direita em primeiro plano: Zé Sereno, Azulão e Manoel Moreno. Atrás e escondido, o cangaceiro Canário.


Zé Sereno esteve na chacina que matou Lampião, mas conseguiu fugir, se entregando alguns dias depois com mais 26 outros cangaceiros. Faleceu em 1981 num Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.

Azulão III se chamava Luiz José da Silva. Entrou para o Cangaço em 1934 e após a morte de Lampião, se entregou à polícia. Foi condenado a 30 anos de prisão e cumpriu 15 anos, sendo libertado em 6 de novembro de 1957, com 68 anos de idade. (existiram mais dois cangaceiros com o nome de "Azulão", um morreu em 1927 e o outro em 1933, ambos em combate com a polícia).

Manoel Moreno Abandonou o cangaço e fugiu para estados do Sudeste brasileiro.

Canário Também era conhecido pelo nome de "Rocha". Foi um dos mais valentes e conhecidos do cangaço e foi, ao mesmo tempo considerado pelo seu bando como o cangaceiro mais feio. Depois formou seu próprio bando. Foi assassinado por outro cangaceiro.

Nenhum comentário: