Você conhece o mais completo site brasileiro especializado em "causa mortis" de personalidades famosas e históricas? www.MORTENAHISTORIA.blogspot.com

ATESTADO DE ÓBITO DE D. PEDRO II DO BRASIL

ATESTADO DE ÓBITO DE D. PEDRO II DO BRASIL

DATA DA FOTO: 5 de dezembro de 1891.
AUTORES: Jean-Martin Charcot.
LOCAL: Paris, França.
FONTE: www.revistapiaui.estadao.com.br

A saúde de D. Pedro II se agravou muito nos últimos anos. D. Pedro II já estava quase inconsciente nos últimos dois dias de vida e uma multidão já sabia que ele estava  desenganado. Após ter reinado por quase sessenta anos sobre o Império do Brasil, D. Pedro II morria num modesto quarto de um hotel parisiense de segunda categoria, no qual vivera o último ano de sua vida. Ao seu lado estava o Dr. Claudio de Motta Maia, médico que o acompanhara por uma década. Também presentes duas das maiores sumidades médicas da França: Charles Bouchard (Considerado o maior patologista de Paris) e Jean-Martin Charcot (professor de Freud, quando este veio completar seus estudos em Paris no hospital da Salpetrière, em 1885).  Após o falecimento os médicos assinaram juntos o certificado de óbito, na letra de Charcot, aqui reproduzido, e traduzido a seguir:


 ATESTADO DE ÓBITO

"Nós, abaixo assinados, Professores da Faculdade de Medicina e doutores em medicina, certificamos que Dom Pedro II d’Alcantara morreu em 5 de Dezembro de 1891 à meia noite e 35 (da manhã) no hotel Bedford, 17 rue de l’Arcade, em Paris, em consequência de uma pneumonia aguda do pulmão esquerdo.
 
Paris, 5 de dezembro de 1891
J.M Charcot
C. de Motta Maia Bouchard”

Nenhum comentário: