Você conhece o mais completo site brasileiro especializado em "causa mortis" de personalidades famosas e históricas? www.MORTENAHISTORIA.blogspot.com

A PERFEIÇÃO DO CORPO DE SANTA BERNARDETTE SOUBIROUS

A PERFEIÇÃO DO CORPO DE SANTA BERNARDETTE SOUBIROUS 

DATA DA FOTO: 1989. 
FOTÓGRAFO: Desconhecido. 
LOCAL: Nevers, França.
FONTE: www.firsttimeuser.tumblr.com 

Marie-Bernard Soubirous nasceu em Lourdes (França) em 1844 e faleceu em Nevers (França) em  1879, aos 35 anos de idade. Foi uma religiosa francesa, canonizada pela Igreja Católica. A causa de sua morte foi a tuberculose. Em 22 de setembro de 1909, trinta anos após o velório, seu cadáver foi exumado e o corpo encontrado intacto. Segue o parecer dos legistas Dr. David e Dr. Jourdan, que conduziram esta primeira exumação:

“O caixão foi aberto na presença do Bispo e do Prefeito de Nevers, seus principais representantes e diversos religiosos. Não notamos nenhum odor. O corpo estava vestido com o Hábito da Ordem a que pertencia Bernadette. O Hábito estava úmido. Apenas a face, mãos e antebraços estavam descobertos." "A cabeça estava inclinada para a esquerda. A face estava lânguida e branca. A pele estava apegada aos músculos e estes apegados aos ossos. As cavidades oculares estavam cobertas pelas pálpebras[...] Nariz dilatado e enrugado. Boca levemente aberta e se podia ver os dentes no lugar. As mãos, cruzadas sobre o peito, estavam perfeitamente preservadas, bem como suas unhas. As mãos seguravam um terço. Podia se observar as veias no antebraço." "Os pés estavam enrugados e as unhas intactas Quando o Hábito foi removido e o véu levantado de sua cabeça, pode se observar um corpo rígido, pele esticada[...] Seu cabelo estava com um corte curto e bem preso à cabeça. As orelhas estavam em perfeito estado de conservação[...] O abdome estava esticado, assim como o resto do corpo. Ao ser tocado, tinha um som como de papelão. O joelho direito estava mais largo que o esquerdo. As costelas e músculos se observavam sob a pele[...] "O corpo estava tão rígido que podia ser virado para um lado e para o outro[...]" Em testemunho de que temos corretamente escrito esta presente declaração, a qual representa a verdade em sua totalidade.
Nevers, 22 de setembro de 1909, Drs. Ch. David, A. Jourdan". 

Foram feitas mais duas exumações, uma em 1919 e outra em  1925: o corpo da santa continuava intacto. Por fim foi feito uma urna de cristal para guardar o corpo de Santa Bernadette. As freiras cobriram seu rosto e as mãos com uma camada fina de cera e, desse jeito, foi colocada dentro da urna. Esta urna com seu corpo ainda incorruptível encontra-se desde 3 de agosto de 1925 na Igreja de Saint Gildard, em Nevers, França e está até hoje livre para visitação. 


 Urna de cristal atual


Nenhum comentário: