Você conhece o mais completo site brasileiro especializado em "causa mortis" de personalidades famosas e históricas? www.MORTENAHISTORIA.blogspot.com

CARL AKELEY E O LEOPARDO MORTO POR SUAS MÃOS

CARL AKELEY E O LEOPARDO MORTO POR SUAS MÃOS

DATA DA FOTO: 1896.
FOTÓGRAFO: Desconhecido.
LOCAL: Congo, África.
FONTE: www.meerra.com.br
 
Carl Ethan Akeley (1864-1916) foi um taxidermista, escultor, biólogo, ambientalista, inventor e fotógrafo da natureza, conhecido por suas contribuições para museus americanos, principalmente para o "Museu Field de História Natural" e da "American Museu de História Natural". Ele é considerado o pai da Taxidermia* moderna. Na imagem acima, ele exibe o leopardo que ele matou apenas com as mãos, depois que foi atacado pelo animal.
 
Taxidermia ou taxiodermia é a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. É a técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais. É usada para a criação de coleção científica ou para fins de exposição, bem como uma importante ferramenta de conservação, trazendo também uma alternativa de lazer e cultura para a sociedade. Tem como principal objetivo o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível para que possam ser usados como ferramentas para educação ambiental ou como material didático. Popularmente o termo empalhar já foi usado como sinônimo de "taxidermizar" entretanto atualmente não se usam mais os manequins de palha e barro para substituir o corpo dos animais.

Nenhum comentário: