Você conhece o mais completo site brasileiro especializado em "causa mortis" de personalidades famosas e históricas? www.MORTENAHISTORIA.blogspot.com

AMBULÂNCIA BLINDADA DA CRUZ VERMELHA

AMBULÂNCIA BLINDADA DA CRUZ VERMELHA
 
DATA DA FOTO: c.1915.
FOTÓGRAFO: Desconhecido.
LOCAL: Europa.
FONTE:  www.clarkcurioso.blogspot.com.br / www.wikipedia.com
 
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização humanitária, independente e neutra, que se esforça em proporcionar proteção e assistência às vítimas da guerra e de outras situações de violência. Com sua sede em Genebra, Suíça, possui um mandato da comunidade internacional para servir de guardião do Direito Internacional Humanitário, além de ser o órgão fundador do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. A organização foi fundada por iniciativa de Jean Henri Dunant, em 1863, sob o nome de Comitê Internacional para ajuda aos militares feridos, designação alterada, a partir de 1876, para Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
 
Na imagem acima um modelo de ambulância blindada utilizado na Primeira Guerra Mundial, com a intenção de penetrar os campos de batalha para o resgate de feridos. Infelizmente a ideia não deu muito certo, pois como as rodas eram finas demais, terminavam atolando, além da carroceria muito próxima do chão, o que muitas vezes prejudicava seu deslocamento.

Nenhum comentário: