Você conhece o mais completo site brasileiro especializado em "causa mortis" de personalidades famosas e históricas? www.MORTENAHISTORIA.blogspot.com

OS LOIROS DAS ILHAS SALOMÃO - IV

OS LOIROS DAS ILHAS SALOMÃO - IV

DATA DA FOTO: c.2012.
FOTÓGRAFO: Desconhecido
LOCAL: Ilhas Salomão, Melanésia, Oceano Pacífico.

As Ilhas Salomão são um país no oceano Pacífico, na Melanésia, situados no arquipélago de mesmo nome e outras ilhas menores que constituem a extremidade noroeste do arquipélago. O país inclui também as ilhas Santa Cruz e outras ilhas e atóis isolados.

Cerca de 10% da população das Ilhas Salomão tem cabelos loiros, uma característica nativa que não é o resultado de casamentos com os europeus, mas devido a uma variante do gene TYRP1. O alelo* está ausente no genoma europeu.

*Os alelos são as formas alternativas do mesmo gene. Por exemplo, o gene B que determina a característica presença de chifres em bovinos, esse gene possui dois alelos: B e b. O alelo b leva ausência de chifres (macho) e o alelo B leva a presença de chifres. Essa característica apresenta Dominância Completa, ou seja, mesmo que no lócus exista um alelo B e outro b (Bb), o animal apresentará a característica manifestada pelo alelo dominante, que seria o mesmo fenótipo do homozigoto dominante (BB). Em geral, a maioria das características observadas na natureza são controladas por vários genes e cada um com inúmeros alelos apresentando Dominância incompleta (intra-lócus) e epistasia (inter-lócus).

Nenhum comentário: